LER E OUVIR HISTÓRIAS FORTALECE A MENTE E O CORAÇÃO


 Da obediência as autoridades

13.1 Todo homem esteja sujeito as autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as  autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe a autoridade, resiste a ordenação de Deus. e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3 Porque os magistrados não são para temor quando se faz o bem, e, sim, quando se faz o mal. Queres tu não temer  a autoridade? faze o bem, e terás louvor dela; 4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem, Entretanto, se fizeres o mal, tem;  porque não é sem motivo que ela traz a estada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. 5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. 6  Por esse motivo também pagais tributos; porque são ministros de Deus, atendendo constantemente a este serviço. 7 Pagai a todos o que lhes é devido; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

O amor ao próximo é o cumprimento da lei

8 A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros: pois quem ama ao próximo, tem cumprido a lei. 9 Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não  furtarás, não cobiçarás, e se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

O dia está próximo

11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo, que já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos.12 Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois,  as obras das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; 14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante as suas concupiscências.


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


 A nova vida

12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O devido uso de dons espirituais

3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo, além do que convém, antes, pense com moderação segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. 4 Porque, assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tem a mesma função; 5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo, e membros uns dos outros, 6 tendo porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina, esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta, faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exercer misericórdia com alegria.

As virtudes recomendadas

9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11 No zelo não sejais remissos: sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; 12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes; 13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; 14 abençoai aos que vos perseguirem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegra, e chorai com os que choram. 16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos,  condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. 17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;19não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasa vivas sobre a sua cabeça.21 Não  te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. 


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.