LER E OUVIR HISTÓRIAS FORTALECE A MENTE E O CORAÇÃO


 Imitai a Cristo . A simpatia e o altruísmo

15.1 Ora, nós somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos, e não agradar-nos a nós mesmos. 2 Portanto cada um de nós agrade ao próximo no que é bom para edificação. 3 Porque também Cristo não se agradou a si mesmo, antes, como está escrito: As injúrias dos que te ultrajavam, caíram sobre mim. 4 Pois tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência, e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.5 Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentir de nos para com os outros, segundo Cristo Jesus, 6 para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. 7 Portanto acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. 8 Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais; 9 e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito: Por isso eu ti glorificarei entre os gentios, e cantarei louvores ao teu nome. 10 E também diz: Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo. 11 E ainda: Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem. 12 Também Isaías diz: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão. 13 E o Deus da esperança vos encherá de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

A explicação de Paulo

14 E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros.15 Entretanto vos escrevi em parte mais ousadamente, como para vos trazer isto de novo a memória, por causa da graça que me foi outorgada por Deus, 16 para que eu seja ministro de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo.17 Tenho, pois, motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas cousas concernentes a Deus. 18 Porque não ousarei discorrer sobre cousa alguma senão daqueles que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios a obediência, por palavra e por obras, 19 por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo; de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhas, até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo, 20 esforçando-me deste modo por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio; 21 antes, como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícias dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito.

Os planos de Paulo

22 Essa foi a razão por que também muitas vezes me senti impedido de visitar-vos. 23 Mas agora, não tendo já campo de atividade nestas regiões, e desejando há muito visitar-vos, 24 penso em fazê-lo quando em viagem para a Espanha, pois espero que de passagem estarei convosco e que para lá seja por vós encaminhado, depois de haver primeiro desfrutado um pouco a vossa companhia. 25 Mas agora estou de partida para Jerusalém a serviço dos santos.26 Porque aprouve a Macedônia e a Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém. 27 Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque se os gentios tem sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais. 28 Tendo, pois, concluído isto, e havendo-lhes consignado este fruto, passando por vós, irei a Espanha. 29 E bem sei que, ao visitar-vos, irei na plenitude da bênção de Cristo.

Paulo pede as orações

30 Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor, 31 Para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos; 32 a fim de que, ao visitar-vos, pela vontade de Deus, chegue a vossa presença com alegria, e possa recrear-me convosco. 33 E o Deus da paz seja com todos vós. Amém.


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


 A tolerância para com os fracos na fé

14.1  Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. 2 Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; 3 quem come não despreze ao que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. 4 Quem és tu que julgas o servo alheio? para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. 5 Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. 6 Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz; e quem come, para o Senhor come porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. 7 Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. 8 Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.9 Foi precisamente para esse fim que Cristo morreu e ressurgiu; par ser Senhor, tanto de mortos como de vivos. 10 Tu, porém, por que julgas a teu irmão? e tu, por que desprezas o teu? pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. 11 Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. 12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

A liberdade e a caridade

13 Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. 14 Eu sei, e disso estou persuadido no Senhor Jesus, que nenhuma cousa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura. 15 Se por causa de comida o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu. 16 Não seja, pois, vituperado o vosso vem. 17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo, 18 Aquele que deste modo serve a Cristo, é agradável a Deus e aprovado pelos homens.19 Assim, pois, seguimos as cousas da paz e também as da edificação de uns para com os outros.20 Não destruas a obras de Deus por caus da comida. Todas as cousas, na verdade, são limpas, mas é mau para o homem o comer com escândalo.21 É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra cousa com que teu irmão venha a tropeçar ( ou se ofender, ou se enfraquecer). 22 A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem- aventurado é aquele que se condena naquilo que aprova.23 Mas aquilo que tem dúvidas, é condenado, se comer, porque o que faz não provém de fé;  e tudo o que não provém de fé é pecado.


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


 Da obediência as autoridades

13.1 Todo homem esteja sujeito as autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as  autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe a autoridade, resiste a ordenação de Deus. e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. 3 Porque os magistrados não são para temor quando se faz o bem, e, sim, quando se faz o mal. Queres tu não temer  a autoridade? faze o bem, e terás louvor dela; 4 visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem, Entretanto, se fizeres o mal, tem;  porque não é sem motivo que ela traz a estada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. 5 É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. 6  Por esse motivo também pagais tributos; porque são ministros de Deus, atendendo constantemente a este serviço. 7 Pagai a todos o que lhes é devido; a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.

O amor ao próximo é o cumprimento da lei

8 A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros: pois quem ama ao próximo, tem cumprido a lei. 9 Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não  furtarás, não cobiçarás, e se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.10 O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

O dia está próximo

11 E digo isto a vós outros que conheceis o tempo, que já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos.12 Vai alta a noite e vem chegando o dia. Deixemos, pois,  as obras das trevas, e revistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; 14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante as suas concupiscências.


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


 A nova vida

12.1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O devido uso de dons espirituais

3 Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo, além do que convém, antes, pense com moderação segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. 4 Porque, assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros tem a mesma função; 5 assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo, e membros uns dos outros, 6 tendo porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; 7 se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina, esmere-se no fazê-lo; 8 ou o que exorta, faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exercer misericórdia com alegria.

As virtudes recomendadas

9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. 11 No zelo não sejais remissos: sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; 12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração perseverantes; 13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; 14 abençoai aos que vos perseguirem, abençoai, e não amaldiçoeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegra, e chorai com os que choram. 16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos,  condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. 17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; 18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;19não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar a ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. 20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasa vivas sobre a sua cabeça.21 Não  te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. 


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


 O futuro de Israel

11.1 Pergunto, pois: Terá Deus, porventura, rejeitado o seu povo? De modo nenhum, porque eu também sou israelita da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2 Deus não rejeitou o seu povo a quem de antemão conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo: 3 Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só fiquei, e procuram tirar-me a vida. 4 Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram joelhos diante de Baal. 5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente segundo a eleição da graça. 6 E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. 7 Que diremos, pois? O que Israel busca, isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou;  e os mais foram endurecidos, 8 como está escrito: Deus lhes deu espirito de entorpecimento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até ao dia de hoje. 9 E diz Davi: Torne-se-lhes a mesa em laço e armadilha, em tropeço e punição; 10 escureçam-se lhes os olhos para que não veja, e fiquem para sempre encurvadas as suas costas.

A rejeição de Israel não é final

11 Pergunto, pois; Porventura tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum; mas pela sua transgressão veio a salvação aos gentios, para pô-los em ciúmes. 12 Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude! 13 Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, 14 para ver se de algum modo posso incitar a emulação os do meu povo, e salvar alguns deles.15 Porque, se o fato de terem sido eles rejeitados trouxe reconciliação ao mundo, que será o seu restabelecimento, senão vida dentre os mortos?16 E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão. 17 Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles, e te tornaste participante da raiz, e da seiva da oliveira, 18 não te glories contra os ramos; porém se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. 19 dirás, pois: Alguns ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado. 20 Bem! pela sua incredulidade foram quebrados; tu, porém, mediante a fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.21 Porque se Deus  não poupou os ramos naturais, também não te poupará. 22 considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte também tu serás cortado. 23 Eles também, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo. 24  Pois se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava, e contra a natureza enxertado em boa oliveira, quanto mais não serão enxertado na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais!

O último desígnio de Seus é misericórdia para com todos

25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não sejais presumidos em vós mesmos, que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. 26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, ele apartará de Jacó as impiedades. 27 Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados. 28 Quanto ao evangelho, são eles inimigos por vossa causa; quanto, porém, a eleição, amados por causa dos patriarcas; 29 porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis. 30 Porque assim como vós também outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia a vista da desobediência deles, 31 assim também estes agora foram desobedientes, para que igualmente eles alcancem misericórdia, a vista da que vos foi concedida. 32 Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.

A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos

33 O profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34 Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? ou quem foi o seu conselheiro? 35 Ou quem primeiro lhe deu a ele para que lhe venha a ser restituído? 36 Porque dele e por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.



 Os judeus rejeitam a justiça de Deus


10.1 Irmãos, a boa vontade do meus coração e a minha súplica a Deus a favor deles é para que sejam salvos. 2 Porque lhes dou testemunho de que eles tem zelo por Deus, porém não com entendimento. 3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram a que vem de Deus. 4 Porque o fim da lei é Cristo para justiça disto é, para trazer do alto a C todo aquele que crê. 5  Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei, viverá por ela. 6 Mas justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, para trazer do alto a Cristo dentre os mortos). 8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. 9 Se com a tua boca confessares a Jesus como  Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. 11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo. 14 Como, porém, invocarão aquele em que não creram? e como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? 15 E como pregarão se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam cousas boas!

                    Israel não pode alegrar a falta de oportunidade

16 Mas nem todos obedeceram ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? 17 E assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo. 18 Mas pergunto: Porventura não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras até aos confins do mundo. 19 Pergunto mais; Porventura não terá chegado isso ao conhecimento de Israel? Já Moisés dissera: Eu vos porei em ciúmes com um povo que não é nação, com um povo que não é nação, com gente insensata eu vos provocarei a ira. 20 E Isaías a mais se atreve, e diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


Paulo e a incredulidade dos judeus 

9.1 Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo a minha própria consciência:2 que tenho grande tristeza e incessante dor no coração; 3 porque eu mesmo desejaria ser anátema, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, meus compatriotas, segundo a carne. 4 São israelitas. Pertencem-lhe a adoção, e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas; 5 deles são os patriarcas e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém. 

A rejeição de Israel não é incompatível com as promessas de Deus.

6 E não pensamos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são de fato israelitas; 7 nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.8 Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa. 9 Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo virei, e Sara terá um filho. 10 e não ela somente, mas também Rebeca ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. 11 E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal ( para que o propósito de Deus, quanto a eleição prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12 já lhe fora dito a ela: O mais velho será do mais moço. 13 Como está escrito: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú.

A rejeição de Israel não é incompatível com  a justiça de Deus

14 Que diremos pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. 15 Pois ele diz a Moises: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. 16 Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. 17 Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu nome seja anunciado por toda a terra. 18 Logo, tem ele misericórdia de que quer, e também endurece a quem lhe apraz.

A soberania de Deus

19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu a sua vontade? 20 Quem és tu, o homem, para discutires com Deus?! Porventura pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro para desonra? 22 Que diremos, pois, se Deus querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muitas longanimidade os vasos de ira, preparados para a perdição,23 a fim de que também desse a conhecer as riquezas da sua glória em vasos de misericórdia, que para glória preparou de antemão,24 os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? 25 Assim como também diz em Oséias: chamarei povo meu ao que não era meu povo; e, amada a que não era amada; 26 e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo; ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo. 27 Mas relativamente a Israel, dele clama Isaias: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo. 28 Porque o Senhor cumprirá a sua palavra sobre a terra, cabalmente e em breve; 29 como Isaías já disse: se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.

Israel é responsável pela sua rejeição

30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia a que decorre da fé; 31 e Israel  que buscava lei de justiça não chegou a atingir essa lei. 32 Por que? Porque não decorreu da fé, e, sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço,33 como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.

Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


 Nenhuma condenação. O pendor do Espírito

8.1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo jesus.2 Porque a lei do Espírito da vida em Cristo jesus te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que fora impossível a lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado. 4 A fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das cousas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das cousas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para vida e paz. 7 Por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito a lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus. 9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vós. E se alguém não tem Espírito de Cristo, esse tal não é dele. 10 Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida por causa da justiça. 11 Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita.

Filhos e herdeiros

12 Assim, pois, irmãos, somos devedores, não a carne como se constrangidos a viver segundo a carne. 13 Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis. 14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes outra vez atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. 16 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo: se com ele sofrermos, para que também com ele sejamos glorificados.

Os sofrimentos de presente e as glórias do porvir

18 Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não são para comparar com a glória por vir a ser revelada em nós. 19 A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus.20 Pois a criação está sujeita a vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, 21 na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22 Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angustias até agora. 23 E não somente ela, mas também nós que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. 24 Porque na esperança fomos salvos. Ora , esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? 25 Mas, se esperarmos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

A intercessão do Espírito

26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. 27 E aqueles que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. 28 sabemos que todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

As provas e a certeza do amor de Deus

31 Que diremos, pois, a vista destas cousas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele tosas as cousas?33 Quem intentará acusação os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está a direita de Deus, e também intercede por nós. 35 Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues a morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. 37 Em todas estas cousas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, 39nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


 A analogia do casamento

7.1 Porventura ignorais, irmãos, pois falo aos que conhecem a lei, que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida? 2 Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. 3 De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei, e não será adúltera se contrair novas núpcias. 4 Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, e deste modo frutifiquemos para Deus. 5 Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei, operavam em nossos membros a fim de frutificarem para a morte. 6 Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.

A lei e o pecado

7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás. 8 Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque sem lei está morto o pecado. 9 Outrora, sem a lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preconceito, reviveu o pecado, e eu morri. 10 E o mandamento que me fora para vida, verifiquei que este mesmo se me tornou para morte. 11 Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamento, pelo mesmo mandamento me enganou e me matou. 12 Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo e justo e bom. 13 Acaso o bom se me tornou em morte? De modo nenhum; pelo contrário, o pecado, para revelar-se como pecado, por meio de uma causa boa, causou-me a morte; a fim de que pelo mandamento se mostrasse sobremaneira maligno.14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido a escravidão do pecado. 15 Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e, sim, o que detesto. 16 Ora se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum; pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. 19 Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. 20 Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e, sim, o pecado que habita em mim. 21 Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. 22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Desventurado homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. 


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.


Livres do pecado pela graça

6.1 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? 2 De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? 3 Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados m Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? 4 Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. 5 Porque se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição; 6 sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; 7 porquanto quem morreu, justificado está do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; 9 sabedores que havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre: a morte já não tem domínio sobre ele. 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. 12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais as suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado como instrumentos de iniquidade; mas oferecei-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça. 14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e, sim, da graça.

A lei, a escravidão e a graça

15 E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e, sim, da graça? De modo nenhum. 16 Não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus porque, outrora escravos do pecado, contudo viestes a obedecer de coração a forma de doutrina a que fostes entregues; 18 e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza, e da maldade para a maldade, assim oferecei agora os vossos membros para servirem a justiça para a santificação. 20 Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação a justiça. 21 Naquele tempo que resultados colhestes? Somente as cousas de que agora vos envergonhais; porque o fim delas é morte. 22 Agora, porém, liberados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna;23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.


Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.