Paulo responde a objeções
3.1 Qual é, pois, a vantagem do judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus forma confiados os oráculos de Deus. 3 E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? 4 De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras, e venhas a vencer quando fores julgado. 5 Mas, se a nossa injustiça traz a lume a justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto por aplicar a sua ira? ( Fala como homem.) 6 Cero que não. Do contrário, como julgará Deus o mundo? 7 E, se por causa daminha mentira fica em relevo a verdade de Deus para a sua glória, por que sou eu ainda condenado como pecador? 8 E por que não dizemos, como alguns caluniosamente afirmam que o fazemos: Pratiquemos males para que venham bens? A condenação destes é justa.
Todos os homens na condição de pecadores
9 Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? não, de forma nenhuma; pois já temos demostrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; 10 como está escrito: Não há justo, nem sequer um, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 Todos se extraviaram, a uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. 13 A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, 14 a boca eles a tem cheia de maldição e de amargura; 15 são os seus pés velozes para derramar sangue, 16 nos seus caminhos há destruição e miséria; 17 desconheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos.
O judeu não constitui exceção
19 Ora, sabemos que tudo o que a lei diz aos que vivem na lei o diz, para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, 20 visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.
A justificação pela fé em Jesus Cristo
21 Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [ e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, 23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus; 25 a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixando impunes os pecados anteriormente cometidos; 26 tendo em vista manifestação da sua justiça no tempo presente para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. 27 Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? das obras? Não, pelo contrário, pela lei da fé. 28 concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei. 29 É porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim, também dos gentios, 30 visto, que Deus é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso. 31 Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei.
Obs. Este livro foi escrito por Paulo aos Romanos.
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